Amar o mar
Confesso a minha surpresa: não imaginava que um debate sobre o mar português, a forma de o vender, e a marca que pode constituir, mobilizasse mais de duzentas pessoas para o auditório do Oceanário de Lisboa, pequeno demais para acolher tanta gente, obrigando a uma segunda sala de recurso para todos terem lugar. Foi extraordinário testemunhar o sucesso da ideia do Oceanário e da Shift Thinkers.
Durante hora e meia, moderei uma conversa animada, útil, interessante, divertida, rica, que envolveu a plateia e até o Facebook à volta das palavras ditas por António José Correia (Presidente da Câmara Municipal de Peniche), Miguel Gonçalves (Idea Starter), Rita Oliveira (Especialista em Criação e Gestão de Marcas) e Ricardo Diniz (Navegador Solitário).
Foi um final de tarde surpreendente e cheio. Agora, ao longo do ano, uma vez por mês vai ser assim, com painéis diversificados, temas abrangentes – mas sempre à volta do mar – e já percebi que a minha surpresa é apenas ignorância. Há mais mundo para lá do cinzento que diariamente nos mostram os telejornais. Só desconfiava – agora tenho a certeza.