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Pedro Rolo Duarte

19
Set08

Ao primeiro número

 
  • Uma crónica da António Skármeta sobre o fumo do tabaco que, no fim de contas, é uma crónica sobre o amor.
  • Uma entrevista “extrema” de Mário Vargas Llosa onde, instado a revelar o segredo da sua relação conjugal de 30 anos, responde apenas: “Total Surrender”.
  • Uma entrevista de fundo, única e exclusiva, com o juiz que comandou o julgamento dos atentados de 11 de Março em Espanha.
  • A inside story da família Agnelli e da herança do patriarca Gianni.
  • A história completa de Christophe Rocancourt, o aldrabão que se fez passar por Rockefeller e andou anos a brincar com meia Hollywood.
  • O perfil de Elena Tregubova, a jornalista russa que passou anos a denunciar a corrupção no Governo do seu país e saiu milagrosamente ilesa de um atentado que pretendia calá-la para sempre.
  • Uma entrevista de vida com Mário Conde, o espanhol que melhor conhece a linha precipitada que separa o riqueza da prisão: “O que separa o êxito do fracasso? A sorte”.
  • Uma sessão fotográfica exclusiva com Rania da Jordânia nas dependência privadas do Palácio de Amman, assinada por Mário Testino.
  • Um portfolio dos espanhóis “incríveis”, os melhores das suas categorias, assinado, entre outros, por Norman Jean Roy (fotografou o toureiro Cayetano Rivera Ordonez), Annie Leibovitz (fotografou Penélope Cruz), Julian Broad (fotografou, por exemplo, Cristina Iglésias), e Thierry Bouet (fotografou Mariluz Barreiros).
  • Uma entrevista com Rafael Nadal.
  • Uma reportagem sobre a marca Hermes.
  • Uma tarde passada (e fotografada) em casa de Paul Auster na véspera de lançar o seu novo livro.
  • Uma produção fotográfica com as mulheres (lindas, meu deus...) de Manolo Blahnik para homenagear os sapatos do criador.
  • Um périplo Madrid-Nova Yorque-Londres ao lado de Elena Ochoa, a incontornável mulher da arte internacional.
  • Um regresso à casa de Serge Gainsbourg em visita guiada pela filha, Charlotte.
  • E por fim uma entrevista com Graydon Carter (editor da “mãe” norte-americana) em que revela o seu lema de vida: “Prepara-te para o pior, espera o melhor. E guarda sempre as facturas”.
 

Um índice destes, a que se acrescentam secções e crónicas e rubricas, merece 3,5 euros? Não. Por comparação com a imprensa que circula à nossa volta, merece pelo menos uma nota de dez.

E mesmo assim parece impossível. Mas não é.

É o primeiro número da edição espanhola da “Vanity Fair”. Um monumento editorial em 338 páginas, uma lição da arte de fazer revistas. Um sonho.

 

(Quando em Portugal um empresário acreditar num projecto com este alcance, qualidade e notoriedade, e perceber que quando se faz o máximo se pode esperar retorno máximo, teremos chegados ao patamar da excelência na industria dos media. Até lá, é mais do mesmo.)

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