Assim se estuda nas Universidades portuguesas
Um de vários mails recebidos nas ultimas semanas oriundos de pessoas que não conheço e que obviamente me não conhecem (só a referência às caixas de comentários diz tudo sobre a construção do mail “to all”...). O objectivo é que eu responda por escrito, permitindo um copy-paste sem qualquer trabalho de reflexão, organização de ideias, investigação, escrita. Fica o mail integral, exemplar, de uma colecção que nos ultimos anos atinge as duas ou três dezenas, e depois podemos falar de ensino “superior”:
“Olá !
Peço desculpa por estar a incomodar, mas a situação é a seguinte: costumo acompanhar os vossos blogs, estudo na Faculdade de Ciências sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e como este é o meu último ano estou a frequentar a cadeira de Seminário de Inglês, na qual tenho que desenvolver um trabalho de pesquisa com vista à criação de um ensaio. Como os temas se enquadram todos no Pós-Moderno, optei pela Cibercultura. Mais especificamente, a importância das novas tecnologias no papel desempenhado pelo leitor, na medida de haver uma substituição da passividade pela interactividade, o jornalismo de opinião, os blogs, como é que os comentários influenciam ou não o seu conteúdo, e coisas desse género...
Pelo que, era uma óptima ajuda se pudesse 'entrevistá-lo' para saber como funciona com o seu.
E as questões são as seguintes:
1 - Qual o papel que desempenham os comentadores no seu blog?
2 - Em que medida é que os comentários influenciam o conteúdo do blog?
3 - Qual o critério que leva a que um comentário seja excluído?
4 - No seu blog os comentários estão abertos a todos. Porque optou por essa acessibilidade? Pensa que os comentários são então parte fulcral do blog, sem discriminação?
5 - Se não for indiscrição, a sua carreira está de algum modo relacionada com a escrita/jornalismo ou trata-se apenas de um hobbie? (na maioria dos casos sei à partida a resposta, apenas preciso confirmar)
6 - Leva em conta e valoriza a participação/opinião dos users?
7 - Alguns autores no campo dos media afirmam que 'cada cidadão pode ser um repórter' ou questionam 'can bloggers be journalists?' , Qual a sua opinião?
Agradeço à partida a atenção dispensada e agradecia realmente muito que respondesse.
Cumps”
Assina uma das muitas Sandras, Vanessas, Joanas e Timóteos que por essas Universidades fora chegam assim ao final dos seus cursos. Em breve andarão por aí.