O efeito boomerang
Cavaco Silva quis ser 2.0 e fez do Facebook a sua plataforma de ligação directa ao povo. Fez bem. Mas quem o rodeia sabe que uma página aberta numa rede social é um pau de dois bicos: por um lado, é um sinal de liberdade, de abertura e de respeito para com os eleitores; por outro, se a controla, condiciona e “edita” a seu gosto, corre o risco de ser arrasada pelas próprias redes sociais e, logo a seguir, pela comunicação social tradicional.
Inteligente, a equipa que gere a página do Presidente não apaga nem limita as criticas (a não ser, presumo, as que excedem o bom senso e a razoabilidade à base de insulto e palavrão...).
Resultado: a página de Cavaco Silva no FB é um manifesto diário contra o governo PSD/CDS, é mais oposição do que a própria oposição, e constitui um barómetro fortíssimo do estado das coisas.
O estado é o que sabemos: miserável e farto desta gente que governa. Irónico é não ser preciso sair à rua para o perceber: basta passar pelo Facebook de Cavaco Silva. Um poderoso boomerang em acção...