Uma fotografia que diz tudo
No sábado passado, a minha amiga, afilhada de casamento, afilhada profissional, e há quase 20 anos miúda da camisola dos ursinhos Sónia, fez 40 anos. Organizou uma mega-festa no Braço de Prata que me lembro de ter começado mas não sei bem como acabou.
(Cheguei bem a casa)
Ontem publicou no Facebook uma série de fotos e uma delas era esta. Quando a vi, deixei por lá o comentário óbvio: “Saudades de estarmos juntos!”. Eu, a Sónia e a Anabela vivemos juntos, entre outras aventuras, a do DNA, que tanto nos uniu e tanto nos convoca. Mas a seguir a Anabela postou outro comentário que me levou a olhar de novo a fotografia. Escreveu ela: “É maravilhoso saber que crescemos juntos, e que nos amparamos e motivamos e afastamos e aproximámos... e que no essencial estivemos sempre juntos. Obrigada, Pedro Rolo Duarte. Obrigada, Sónia Morais Santos. Love U.”
E de repente caí em mim: nesta fotografia, nestes olhares, nesta cumplicidade, estão dez dos mais felizes anos de uma vida (a minha, claro), que tem quase 50. São muitos anos, e é muita vida.
Gosto de olhar para a frente. Mas nunca esqueço o que passou – especialmente, nunca esqueço quem esteve no que passou. E quem está, e eu sei que está, quaisquer que sejam as marés e os navios.
Uau, esta fotografia salvou-me a noite.
Obrigado, Sónia, mais uma vez, por te teres lembrado de fazer 40 anos.