Uma cena esquisita
Não vos vou incomodar com um processo da Segurança Social à empresa da minha mãe, cuja actividade cessou em 2000 e que além de ser inexistente, entretanto prescreveu. Não vos vou falar sobre a própria Segurança Social ter reconhecido que o processo prescreveu mas, ainda assim, e apesar da reclamação atempadamente apresentada, ter desencadeado penhoras e congelamento de contas bancárias. Não vos vou dizer o numero de mails que já mandei à Segurança Social, sem qualquer efeito. Andamos nisto desde 23 de Novembro de 2011, ou seja, há quase 2 anos…
Mas gostava de falar sobre este outro tema: enquanto a Segurança Social engonha, não resolve, destrata e desrespeita a minha mãe, a agora chamada Autoridade Tributária e Aduaneira é de uma eficácia extraordinária. Por mail, SMS, cruzando informações dos serviços do IVA com o IRS e o IRC, tudo altamente informatizado e ágil, a máquina fiscal ganhou um grau de sofisticação e rapidez que impressiona qualquer um (e cujo segredo podia, já que o Estado é o mesmo, passar à Segurança Social, para que funcionasse com o mesmo profissionalismo e agilidade).
Mas há um senão. Por sinal, muito irritante. Decorre do facto de, nos dias de hoje, quase todos termos acesso ao mail no telefone, em qualquer momento, e a qualquer hora, já para não falar das SMS e outros serviços de mensagens. Pois bem: a nossa Autoridade Tributária e Aduaneira não tem, nos seus algoritmos informáticos, qualquer respeito pelos tempos e horários dos contribuintes. Nas ultimas semanas, recebi mails (com informações, coimas, impostos para pagar, tudo coisas simpáticas e agradáveis) às seguintes horas e dias: ontem, domingo, às 7:33 da manhã; sábado, às 00:34; sexta-feira, 1 de Novembro, às 21:11; sábado, 28 de Outubro, às 16:00.
Foram exemplos soltos que fui buscar à caixa do correio e me levam a perguntar: porque raio a Autoridade Tributária decide disparar mails de madrugada, e/ou ao fim de semana, a meio da tarde de sábado, ao domingo pela manhã? É mesmo aleatório, ou é o puro sadismo de um qualquer funcionário que decide f**** o tempo livre do esforçado contribuinte?
Está na hora de exigir um código de conduta dos serviços do estado (e já agora, dos serviços bancários, de telecomunicações, etc), que impeça o envio de mails ao fim de semana, de madrugada, aos feriados, em resumo: fora de horas, fora do tempo naturalmente dedicado ao que nos chateia e incomoda. A imagem de estar a beber um copo com amigos, abrir o mail, e ter uma mensagem novas, às tantas da manhã, do IRS, é no mínimo dantesca. Alguém quer pensar nisto?
Agradecido.